O Senhor dos senhores

AddThis Social Bookmark Button

escravo de CristoEm seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES  (Apocalipse 19:16).

No Novo Testamento, Jesus Cristo sempre é chamado de Senhor (kyrios, em grego). Em Apocalipse 19:16 Ele é o Senhor dos senhores. Kyrios é uma palavra sinônima de despotes, da qual deriva a palavra déspota. Em 2 Pedro 2:1 a palavra despotes é traduzida como Soberano Senhor.

A Bíblia deixa inequivocamente claro que Cristo é o Senhor dos salvos. Romanos 10:9 explica que para receber a salvação é preciso confessar "com a boca Jesus como Senhor". Quem faz isso, reconhece que Cristo é seu Senhor (kyrios).

Por isso, os cristãos não devem viver usando a liberdade por pretexto de malícia, mas viver "como servos de Deus" (1 Pedro 2:16). Traduzindo literalmente, doulos sempre significa escravo. Paulo falou: "Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens" (1 Coríntios 7:23). O salvo deve considerar-se "escravo (doulos) de Cristo" (v.22).

Kyrios e doulos são os dois lados de um mesmo relacionamento. Ser um doulos significa ter um senhor. Em sentido inverso, por definição, um kyrios era o dono dos escravos. Confessar a Jesus e chamá-lO de Senhor  significa reconhece-lO como Mestre e a nós mesmos como escravos Seus” (John MacArthur).

 

René Malgo

 

Escravo de Cristo (um convite) - John MacArthur: