Deus nos prepara para a luta

AddThis Social Bookmark Button

cavalo de batalhaProvérbios 31:21. "Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória."

Reflexão: Um verso tão pequeno, mas tão profundo. O cavalo era uma animal muito usado nas guerras; sua força, sua velocidade, sua capacidade de ser domado pelo homem o qualificava para a guerra. Por meio desse animal os homens saiam a guerrear. Mas, o povo de Deus embora tivesse no cavalo um grande aliado, todavia não era suficiente; a força e vitória na batalha não estava no cavalo, mas tão somente em Deus. O povos pagãos que lutavam contra o povo de Deus confiavam nos cavalos e quanto maior era o número de homens e de cavalos maior era a certeza da vitória. A força do guerreiro, do exército estava no cavalo. Mas o que é um cavalo nas mãos de Deus? E qual é a força de um cavalo diante da força de Deus? Eis a diferença do povo de Deus e de outros povos, enquanto estes confiavam na força do cavalo, Israel confiava na força do Senhor:

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé. Salva-nos, Senhor; ouça-nos o rei quando clamarmos" - Salmo 20:7-9.

Não pensemos que é na nossa força que alcançamos nossos sonhos e objetivos. Não pensemos que é nas nossas capacidades que nossos anseios se realizarão... Todas as nossas vitórias devem ser atribuídas ao Senhor, somente ao Senhor. Muitos na guerra, como diz o Salmo 20, encurvam-se e caiem... Muitos caiem confiando nos seus cavalos, mas nós somos diferentes, mesmo que sejamos encurvados não cairemos:

"Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.Torna os meus pés ágeis como os da corça, sustenta-me firme nas alturas. Ele treina as minhas mãos para a batalha e os meus braços para vergar um arco de bronze." - Salmo 18:32-34.

Torna os nossos pés ágeis! Que maravilha! Deus nos prepara para a guerra, nos prepara para correr e nunca se cansar; prepara nossas mãos para a batalha. Pensem nisso e se fortaleçam.

 

Antonio Pastor, Igreja Batista de Sião