Qual é o significado literal de “pecado”?

AddThis Social Bookmark Button

Na traveNo Antigo Testamento, a expressão hebraica para pecado é chat’at, que significa “errar o alvo” – assim como a palavra grega hamartia, usada no Novo Testamento.

No futebol, pouco importa se o jogador erra o gol por pouco ou por muito. Não importa muito se somos “grandes pecadores” ou “pequenos pecadores” – o que importa é que somos pecadores! Muitas vezes escutamos as pessoas argumentando: “Nunca enganei ninguém, nunca roubei ou matei, por isso Deus com certeza me aceitará”. Mas, como já dissemos: para fora é para fora, não importa se foi para fora do estádio ou se tirou tinta da trave. É claro que os pecados são castigados de forma justa. Um assassino contumaz, um adúltero ou um ladrão serão castigados de forma diferente daquele que nunca fez nada disso. Mas o “menor dos pecados” é suficiente para errar o alvo dos céus. “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).

Adão e Eva transgrediram “apenas uma” ordem de Deus, e isso já bastou para que fossem condenados a sair do Paraíso, sofrendo a morte e acarretando sofrimento para toda a criação. Como todos os homens erram o alvo, como todos são pecadores, todos precisam de perdão para voltar ao rumo certo. Esse perdão foi obtido em nosso favor por Jesus Cristo, por meio da sua morte na cruz e da sua ressurreição. Quem crê nele já tem sua vida transferida para o céu. “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20).

 

Norbert Lieth