Fora ficam os cães

AddThis Social Bookmark Button

pastor alemao"Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira." (Apocalipse 22:15)

A expressão "cães" provavelmente se aplica a enganadores religiosos, a líderes que não pastoreiam o povo de Deus mas o exploram de maneira egoísta e vil. Chegamos a essa conclusão quando lemos, por exemplo, Isaías 56:10-12: "Os seus atalaias [sentinela ou vigia] são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos, gostam de dormir. Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem; e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção".

Paulo alerta os filipenses: "Acautelai-vos dos cães; acautelai-vos dos maus obreiros; acautelai-vos da falsa circuncisão." (Filipenses 3:2)

Em outras palavras: não permitam ser enganados! Como temos necessidade de exortação nestes tempos em que o engano e a sedução espiritual aumentam no mundo inteiro!

 

Elsbeth Vetsch