O divórcio é permitido em caso de jugo desigual?

AddThis Social Bookmark Button

JugoDesigualNão se ponham em jugo desigual... (2 Coríntios 6:14-18)
[Embora esta passagem não menciona especificamente o casamento, certamente tem implicações no casamento.]

Basicamente, a Bíblia diz com relação ao divórcio: "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, e "o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis (Malaquias 2:16).

Em 1 Coríntios 7:10-16 lemos: "Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do seu marido. Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher. Aos outros eu mesmo digo isto, e não o Senhor: se um irmão tem mulher descrente, e ela se dispõe a viver com ele, não se divorcie dela. E, se uma mulher tem marido descrente, e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele. Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos. Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fica debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz. Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?" (1 Coríntios 7:10-16).

Se um dos cônjuges sucumbe a um engano ou segue caminhos próprios, a Palavra de Deus mostra que isso ainda não é motivo para deixá-lo! Pelo contrário, a Escritura nos exorta: "Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo" (Gálatas 6:2). Além disso, a Bíblia diz: "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz" (Tiago 5:16).

Infelizmente, em nossos dias muitos não estão mais dispostos a praticar esses princípios divinos e logo desistem. Que o Senhor lhe dê muita perseverança [principalmente no caso de uma situação de jugo desigual] para continuar intercedendo pelo seu cônjuge.

 

Samuel Rindlisbacher