Paz

AddThis Social Bookmark Button

deixo lhes paz"Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo" (João 14:27).

A definição da palavra PAZ, no Wikipédia, do latim Pax é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra.

No evangelho de João, no versículo 27 do capítulo 14, Jesus disse: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo”.

Quero compartilhar aqui uma definição de paz que ouvi quando ainda era jovem. Um professor pediu para que seus alunos expressassem em forma de desenho o que significava paz. No final da aula, ele passou recolhendo os desenhos e o resultado foi que um desenhou pessoas de branco soltando pombos, outro uma pessoa pescando tranquilamente em um lago com águas totalmente tranquilas, outro desenhou alguém deitado em uma rede tomando água de coco, e assim a maioria definiu paz como um estado de total tranquilidade. Porém, um desenho chamou a atenção, pois um aluno tinha desenhado uma grande cachoeira com muitas quedas e um grande spray de água, e no meio de todo este barulho um galho que se inclinava e na ponta um passarinho dormindo tranquilamente. O professor pediu ao aluno que explicasse aquele desenho e ele disse: “para mim, paz é poder descansar tranquilamente independente de todo barulho que está ao nosso redor”. Creio que esta é a melhor definição de paz que Jesus prometeu, paz em meio às aflições.

A paz que Jesus dá não nos deixa alheios ao que acontece em nosso redor. Como Davi, podemos dizer: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (Salmo 4:8). Isto ele escreveu quando era perseguido por seu filho Absalão.

Existem várias histórias bíblicas que me fazem entender o que é paz, porém a mais extraordinária é a de DANIEL, que conseguiu dormir tranquilamente em uma cova cheia de leões famintos enquanto o rei Dario no conforto de seu palácio não conseguiu pegar no sono.

 

Donizeti Moreira