Abrir mão

vaso porcelana"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).

O que está entre nós e a liberdade? 
Certo dia, um menino brincava com um valioso vaso e, colocando a mão pela boca do vaso, não conseguia tirá-la. 
Aos prantos clamou ao pai que, depois de várias tentativas, considerou quebrar o vaso. 
Mas, antes disso resolver fazer mais uma tentativa. 

"Filho" - disse o pai. 
"Tente abrir a mão e esticar os dedos assim como estou fazendo". Mas, o menino respondeu, "Eu não posso, porque se abrir minha mão assim minhas moedas cairão dentro do vaso!". 

Entre o menino e sua liberdade existiam algumas moedas das quais ele não estava disposto a abrir mão. 
Algumas vezes somos como esse menino... 
Sabemos que estamos segurando "coisas" que estão entre nós e a liberdade que Deus deseja nos proporcionar, mas não estamos dispostos a abrir a mão. 
Seguramos relacionamentos que estão nos afastando de Deus e sua liberdade, seguramos comportamentos e hábitos. 
Mas, hoje se confiarmos na instrução divina e abrirmos nossas mãos, encontraremos a liberdade.

 

Pr. Leandro Tarrataca

 

Superando a preocupação

superando a preocupacaoConfie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. (Provérbios 3.5-6)

Vamos fazer uma pequena escavação. Gostaria de sugerir três observações importantes no que acabamos de ler:

Primeiro: Existem quatro verbos – palavras de ação – nesses dois versículos: confiar, não se apoiar, reconhecer, endireitar. Um olhar mais atento vai revelar que os primeiros três versículos são mandamentos. São dirigidos aos filhos de Deus, os cristãos. Eles representam nossa responsabilidade. O quarto verbo é uma promessa. Ela especifica a parte de Deus na transação, a responsabilidade Dele.

Segundo: O mesmo termo é usado pelo menos quatro vezes. Você pode achá-lo? Olhe novamente para o texto. Circule as palavras seu/seus/suas. Na verdade, Deus está enfatizando a natureza pessoal dessa verdade. Também está nos dizendo que devemos nos apossar dela individualmente – ninguém mais pode aplicá-la por nós. A sua responsabilidade nas suas circunstâncias é confiar com todo o seu coração… e recusar se apoiar no seu próprio entendimento… reconhecendo-o em todos os seus caminhos.

Terceiro: A primeira frase está ligada à última, dando-nos a ideia principal (Confie… Ele endireitará). As duas frases do meio somente amplificam a ideia principal (Não se apoie… reconheça). Devo confiar em meu Senhor sem hesitação e sem reservas – com todo o meu coração – de maneira que Ele possa intervir e assumir o controle, tornando minha vida cheia de significado e reta.

 

Charles Swindoll

 

Sustentador

sustentador"Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos. Como também alguns de vossos poetas disseram: Somos também sua geração" (Atos 17:28).

Em Atos 17: 26 a 29, Paulo estava ministrando aos atenienses, o fato de Deus ter estabelecido as nações da terra. 
A pluralidade humana, a beleza da miscigenação que nós encontramos ao redor do mundo, as diferenças raciais, tudo foi Soberanamente estabelecido por Deus. 
E, através do Seu Governo, conforme o texto, Deus desperta o homem para que possa buscá-lo. 
Mas, é através da própria graça e da atração Divina que o homem desperta para buscar a Deus. 
Porque a Bíblia diz que não há um justo sequer, que quando tocado pela graça de Deus não vá em direção ao Seu Criador. O apóstolo Paulo deixa isso extremamente claro no versículo 28, usando inclusive um dos escritores gregos.

Em outras palavras, Paulo estava dizendo aos atenienses que uma vida não é de fato sustentada por qualquer deus. 
Eles eram extremamente politeístas, criam em uma pluralidade infindável de deuses. 
Mas a verdade é que ainda hoje, no altar do coração dos homens existem vários deuses: deus do dinheiro, deus da cobiça, da fama, do poder. 
Quando o homem busca as realizações nessas coisas ele está perdendo a sustentação da sua própria vida! 
Quem realmente nos sustenta é o Deus que governa todas as coisas!

 

Pr. Leandro Tarrataca

 

Em ação

pratica"... Todo aquele, pois, que ouve as minhas palavras e as pratica será comparado ao homem prudente" (Mateus 7:24, 25).

Não é suficiente que apenas ouçamos o que Jesus tem a dizer, o texto diz o seguinte: "... ouve as minhas palavras e as pratica...". 
Não é suficiente que nós, todos os dias, gastemos um tempo ouvindo um programa de rádio, ou ouvindo alguma mensagem, é importante que nós pratiquemos, e esta é a segunda coisa que Jesus nos orienta para que edifiquemos uma vida sólida. 
Prática. 

O conhecimento só é relevante quando transformado em ações. 
Sim, imagine que aplicássemos um teste a respeito da moral e da ética com alguém que não pratica a moral e a ética, mas ele sabe o que é certo e o que é errado, você dá aquele teste – nós estamos falando então de teoria, nós estamos falando de tese – eu posso garantir a você que essa pessoa poderia tirar 10, você perguntaria: é certo dizer a verdade ou mentir? 
Ele diria: "dizer a verdade". 
É certo ser fiel à esposa ou ser infiel? 
E ele diria: "ser fiel à esposa". 
Mas de que serviria todo esse conhecimento se essa pessoa não transformasse o seu conhecimento em ação? 
Teoria, sem prática, não nos serve de muita coisa. 

Essa é a ideia por trás do evangelho. 
O conhecimento deve tornar-se ação. 
Teoria deve tornar-se prática. 
Teologia deve tornar-se vida.

 

Pr. Leandro Tarrataca

 

Uma Boa Teologia

UmaBoaTeologiaSua teologia é boa? Se tivesse um encontro face a face com Jesus para avaliar a sua teologia com Ele, daria certo para você? Sua teologia aguentaria o olhar de Jesus?

Em João 5:38-47 Jesus avaliou a teologia dos fariseus que O estavam criticando continuamente. A avaliação de Jesus foi dura. Os teólogos não se saíram bem. Ouçam a avaliação de Jesus.

"Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida."

"Eu não aceito glória dos homens, mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão. Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?"

"Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças. Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Visto, porém, que não creem no que ele escreveu, como crerão no que eu digo?"

Veja as três coisas que estavam faltando na teologia dos fariseus.

1.     VIDA  
Eles pensaram que acharam a vida eterna nas escrituras e não precisavam de mais nada. Eles não incluíram Jesus na sua teologia de vida eterna.

2.     AMOR
Eles procuravam os elogios dos homens em vez de procurar o amor de Deus. O amor de Deus faltava neles e na sua teologia.

3.     FÉ
Conheceram todos os escritos de Moisés mas não acreditavam neles. Por esta razão não creram nas palavras de Jesus.

É Jesus que pode dizer se a nossa teologia é boa ou má. Jesus é a medida da teologia. Jesus define e aprova a teologia. Não é a teologia que define ou aprova Jesus.

 

Carlos McCord