Formiga? Por quê?

AddThis Social Bookmark Button

"Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!" Provérbios 6:6

"As formigas, criaturas de pouca força, contudo, armazenam sua comida no verão." Provérbios 30:25

Não é à toa que o sábio Salomão ensinou a refletir sobre o caminho desses pequenos insetos, exemplo a ser seguido pelos @formigas. Veja esta pequena analogia:

1. As formigas são um exemplo de organização e excelentes projetistas.
- Que Deus nos ajude a sermos zelosos nesses itens;

2. Formigas marcam as trilhas bem sucedidas, as quais são seguidas por mais formigas.
- Vamos indicar bons caminhos, ou melhor, o Único Caminho, para que outros possam seguir;

3. As formigas são praticamente incansáveis, pois não dormem, apenas diminuem o metabolismo, entrando num estado de dormência, revezando o serviço entre elas.
- As mensagens postadas na internet não “dormem", e sempre haverá um cristão acordado, orando e intercedendo para que a palavra encontre corações receptivos;

4. Existem mais de 10 mil espécies agrupadas em uma única família.
- Somos parte de um só povo, distribuídos em várias denominações;

5. As formigas são insetos limpos e arrumados.
- Que beleza; sem mais... “é nóiz”;

6. Uma formiga pode levantar qualquer coisa que tenha cinquenta vezes o seu peso.
- Nada é impossível ao que crê e a fé pode mover montanhas... E não reclamemos, pois o fardo é leve;

7. Cada colônia das formigas tem seu próprio cheiro. Desta maneira, os intrusos podem ser reconhecidos imediatamente.
- Neste aspecto, talvez seja difícil separar o joio do trigo, mas no final dos tempos Jesus fará isso;

8. Quando estão em perigo, as formigas soltam no ar uma substância para alertar as companheiras a uma distância de até 60 cm. A notícia se espalha em segundos por todo o formigueiro.
- Não parece os compartilhamentos do FB ou as news do twitter, ou de outras redes?

9. As formigas se comunicam muito bem e dividem suas tarefas. Rainhas, sentinelas cuidam da segurança, operárias fazem obras de engenharia, como túneis e câmaras, buscam alimento para suas colônias de fungos, ou seja, são “agricultoras”. As enfermeiras cuidam dos recém-nascidos. Constroem e realizam manutenção do formigueiro, etc.
- Cada um com seu próprio dom;

10. Ao formarem níveis complexos de sociedade, demonstram que existe um projetista, que as capacitou com essas informações para que pudessem sobreviver, utilizando ainda muitas outras características adaptativas.
- Fomos planejados pelo Criador para cumprir um propósito;

11. Você sabia que uma colônia de 40.000 formigas – e cada uma com um cérebro menor do que a ponta de um alfinete – tem coletivamente o mesmo cérebro do tamanho que um ser humano?
- Sem comentários.

Finalizando a analogia – nenhuma é perfeita e antes que alguém questione os contras –, existem as formigas que representam um risco potencial para a saúde pública, mas apenas a minoria é prejudicial. Pronto! Sobrou para os lobos disfarçados de formigas, digo, de ovelhas.
Mas, enfim, a maior parte é benéfica e podemos considerar nossas amigas. Elas dispersam sementes contribuindo para o reflorestamento de ecossistemas como o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga e os Campos, e agem no controle natural de diversas pragas. Se tirarmos todos os cupins e formigas de uma floresta, ela morre. E, claro, toda essa informação complexa foi planejada e com propósito, pois a fonte é a mesma: Deus.

Embora as maiores mensagens de edificação se encontrem na Bíblia, esse site se propõe a motivá-lo a apresentar o cristianismo de quantas maneiras forem necessárias. O importante é que cumpramos a missão que nos foi confiada, porque não só acreditamos nela, mas obedecemos.

Sugestões e colaborações são bem-vindas. Você pode utilizar o formulário de contato, ou pelo e-mail operacaoformiga@gmail.com. Junte-se a esse exército! 

Ao ataque, com muito amor do Pai, compartilhe as boas novas, pois os campos continuam brancos para a ceifa.

Jairo Barañano [JB]

https://www.facebook.com/operacaoformiga/
https://twitter.com/operacaoformiga
http://instagram.com/operacaoformiga