Série de versículos selecionados da Palavra de Deus sobre um determinado tema, aplicáveis em várias circunstâncias da vida. Você pode confiar na palavra do seu Criador, pois é a verdade (João 17:17) e cumprirá o propósito para o qual Deus a enviou (Isaías 55:11).

- Você gostaria de compartilhar um versículo que lhe ajudou muito em alguma área de sua vida?
Compartilhe conosco (use o comentário), e acrescentaremos na página correspondente, em um dos temas existentes ou criaremos um novo. Seu e-mail não será divulgado.

Ira

iraNão vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12:19-21)

Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o SENHOR te retribuirá. (Provérbios 25:21, 22)

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. (Provérbios 15:1)

Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Efésios 4:31)

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. (Mateus 6:14)

Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. (Salmo 37:8)

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. (Efésios 4:26)

Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. (Colossenses 3:8)

O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura. (Provérbios 14:29)

O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro. O que se indigna à toa fará doidices, e o homem de maus intentos será odiado. (Provérbios 14:16, 17)

Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade. (Provérbios 16:32)

O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta. (Provérbios 15:18)

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. (Mateus 5:23, 24)

A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão. (Provérbios 19:11)

Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. (Eclesiastes 7:9)

Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. (Colossenses 3:21)

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus (Tiago 1:19, 20)

 

[JB]